quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Parque do Rio Doce

Localizado na região do Vale do Aço, a 248 km de Belo Horizonte, nos municípios de Marliéria, Timóteo e Dionísio, com uma área de 35973 ha. É um dos maiores reservatórios de recursos genéticos do Brasil.
A floresta tropical do Parque, maior área contínua preservada de Mata Atlântica em Minas Gerais, abriga 400 espécies de aves, dez mil espécies botânicas, além de espécies ameaçadas de extinção como o macaco mono-carvoeiro, a onça-pintada e o macuco.
O parque tem 42 lagoas, com 17 espécies de peixes. A maior e mais bonita é a Dom Helvécio, com mais de seis quilômetros quadrados e profundidade de mais de 32 metros.
Ao lado do Pantanal Matogrossense e da Amazônia, o Parque é um dos maiores sistemas de lagos do país. É reconhecido pela UNESCO, como Reserva da Biosfera.
     
O Parque é um dos três maiores sistemas de lagos que ocorrem no Brasil, juntamente com o Pantanal Matogrossense e o sistema Amazônico. Seu sistema é denominado depressão interplanáltica do Rio Doce sendo constituído por cerca de 136 lagos, localizados em uma área de 35000 ha e a 300 m de altitude. Os lagos estão localizados em uma floresta tropical úmida, a 20 m acima do nível do Rio Doce, não apresentando conexão com o sistema fluvial. A pluviosidade média anual é de 1480,3 mm, temperatura média anual de 21,9°C e período de déficit hídrico de maio a setembro.
     O Parque do Rio Doce possui uma área de camping para 250 barracas com vestiários, restaurante e estacionamento; um centro de treinamento com salas de aula e lanchonete; um centro de informação e educação ambiental, auditório com capacidade para 100 pessoas, mirante, biblioteca especializada e sala para exposições ; um centro de pesquisas com viveiro onde são produzidas mudas de espécies nativas, laboratórios, herbário de referência e alojamento para pesquisadores; além de contar com área administrativa, pelotão de polícia florestal e uma capela.
    No Parque do Rio Doce o visitante poderá tomar um gostoso banho de lagoa, observar a natureza do mirante, passear de barco, fazer trilhas interpretativas acompanhadas pelos guarda parques, praticar a pesca desportiva e ver com relativa frequência , a cutia, o macaco prego, o jacu, o quero quero e o jacaré de papo amarelo.
O acesso ao Parque é feito pela BR 262 BH/Vitória, entroncamento para São José do Goiabal (36 km de estrada não pavimentada), ou pela BR 381 BH/Governador Valadares, via entroncamento para Timóteo (20 km de estrada não pavimentada).
      
Ao visitar o Parque Estadual do Rio Doce, vale a pena conhecer a trilha "Grota do Vinhático", fazer caminhadas ecológicas e estar em contato direto com espécies da Mata Atlântica, além de tomar um refrescante banho de lagoa, fazer uma boa pescaria e apreciar a vista do mirante.
Informações e Reservas pelo telefone (031) 3822-3006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário